segunda-feira, 29 de junho de 2009

Desenvolvimento - Parte 3

Uma segunda consequência do processo de 'desenvolvimento' é justamente a criação de uma 'corrida', que já se inicia com líderes (os países 'arquétipos' para o desenvolvimento) e 'atrasados' (os demais, mais lentos). A corrida, ironicamente sem fim e portanto sem possibilidade de reais vencedores ou perdedores, no entanto serve para movimentar mentes, corações e braços rumo ao processo de transformação e para justificar todo tipo de barbaridade e violência (contra a cultura, contra o meio físico, contra a saúde, contra o bem comum), agora sob a égide do progresso. Da mesma forma, a pressa em se desenvolver, motivada pela corrida com suposto fim, se torna um excelente mecanismo para impedir as reflexões, a discussão das consequências e o envolvimento da comunidade no processo de tomada de decisões cujas consequências recairão.
O interessante disso tudo é que 'desenvolvimento' acaba se tornando um conceito coringa, pois sua complexidade inibe reflexões mais profundas, seu sentido positivo estimula as esperanças e, no fim das contas, se molda a qualquer conjunto de idéias. Assim, todo mundo acredita no desenvolvimento apesar de não ter a menor idéia do que ele signifique objetivamente. Um prato cheio para os aproveitadores.
Obviamente há críticos sobre essa idéia de desenvolvimento e alguns deles serão discutidos no próximo artigo.

2 comentários:

Liliane Auwerter disse...

muito bom esse texto. realmente, esse tal de desenvolvimento é o que dita como a nação deve se comportar e "apaga" outros tipos de desenvolvimento(cultural por exemplo).

Daniel Fonseca de Andrade disse...

Olá Liliane, seja bem vinda ao Reflexações Ambientais. O assunto 'desenvolvimento' é fundamental para um país e a sua análise crítica não é incentivada. Como eu coloquei no artigo, um prato cheio para os aproveitadores (que estão lotando os parlamentos em todos os níveis)que se utilizam da 'necessidade de se desenvolver' para aprovar projetos agressivos contra a população, a cultura e o meio ambiente, entre outros. Obrigado pela participação.
Daniel